Luciano Oliveira - [email protected]

Caminhada sairá do largo do Placete Municvipalç (Foto: Luciano Oliveira0

Encerramento da campanha do 18 de Maio em Areia Branca terá vasta programação

Caminhada sairá do largo do Palacete Municipal (Foto: Luciano Oliveira)

A Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Areia Branca convida toda a sociedade para participar da caminhada de encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia “D” é nesta sexta-feira, 18, com concentração na Prefeitura Municipal, a partir das 15h. A caminhada seguirá até o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde haverá apresentações culturais, premiação das escolas, premiação da Copinha de Futsal 18 de Maio e também brinquedos infláveis para a diversão da criançada.

18 de maio

A data para criação do Dia Nacional foi escolhida para mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.  Aos 8 anos, Araceli Cabrera Crespo foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada  por jovens de classe média alta daquela cidade, que nunca foram punidos.

A proposta do “18 de maio” é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Araceli, a  menina que virou símbolo da luta contra a violência infantil (Foto: Reprodução)

O Rio Grande do Norte contabilizou 4.108 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes por meio do serviço Disque 100 entre os anos de 2011 e 2017. A média de denúncias por ano no estado é 587 no período. Os dados foram divulgados neste mês de maio pelo Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável pela gestão do serviço nacional de denúncias de violações de direitos no país.

No Brasil, apenas em 2017, foram mais de 22,3 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes ao Disque 100. Ao todo, o número de denúncias registrados no serviço nacional para esses casos ultrapassou 170 mil nos últimos sete anos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade