Luciano Oliveira - [email protected]

No RJ, Fátima discutiu temas como permanência da empresa no RN

Em nova reunião, Fátima Bezerra trata de permanência da Petrobras no RN

No RJ, Fátima discutiu temas como permanência da empresa no RN (Foto: Assecom-RN)

Em reunião que avalia como positiva, a governadora Fátima Bezerra (PT) esteve mais uma vez reunida em audiência com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco na sede da estatal, no Rio de Janeiro, na quinta-feira, 6.

“Mais uma vez, viemos tratar de temas fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte que são as áreas de petróleo e gás. Buscamos assegurar a permanência da Petrobras em solo potiguar, dada a importância desta cadeia produtiva para o nosso estado”, expressou a governadora, que esteve acompanhada do senador Jean Paul Prates (PT) e da presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), Larissa Gentile.

“O off shore permanece no radar da Petrobras”, estas foram as palavras do diretor executivo de exploração e produção, Carlos Alberto de Oliveira, ao afirmar a permanência da estatal no Rio Grande do Norte, especialmente em áreas profundas. Mesmo diante da situação de desinvestimento da atuação da Petrobras na Região Nordeste, a equipe técnica afirmou a governadora, que vai manter os investimentos no RN. “Afirmaram manter os ativos que hoje são responsabilidade da Petrobras e isto significa toda a produção terrestre e marítima, que incluem os campos de Canto do Amaro e Alto do Rodrigues”, explicou o senador.

O Rio Grande do Norte possui campos em produção e em delimitação. Sobre o campo de Pitu (off shore), por exemplo, que encontra-se em fase de delimitação, a companhia já declarou que este permanece na programação da empresa para iniciar a perfuração nos próximos quatro anos, com perspectiva de aumentar significativamente a produção.

Durante a reunião foi sinalizado que os ativos em terra e a refinaria, podem fazer parte de um pacote futuro de desinvestimentos. “O presidente da empresa foi enfático ao falar que manterá a produtividade desses ativos inalterados ao longo do processo, caso venham ocorrer leilões destas áreas.

A governadora reforçou o apoio do Governo do Estado para analisar estas alternativas com antecedência, no intuito de promover incentivos fiscais e mecanismos para a manutenção e ampliação dos investimentos nas áreas onde a Petrobras atua no Estado.

Novos ventos

Ainda durante a reunião, Jean Paul Prates chamou atenção para a necessidade da manutenção do projeto-piloto de pesquisa e desenvolvimento, utilizando a plataforma de Ubarana, de geração de energia eólica off shore. “Eles ficaram fortemente impactados quando falamos sobre a importância de manter esta pesquisa que possui um baixo custo e alta perspectiva de sucesso. Também falaremos deste projeto na reunião de amanhã, com a empresa Equinor, que é parceira da Petrobras para o desenvolvimento da atividade de geração de energia eólica no mar”, ressaltou Prates.

Também participaram da reunião a diretora executiva de refino e gás natural, Anelise Quintão Lara, o diretor executivo de relacionamento institucional, Roberto Ardenghy, e o diretor executivo de exploração e produção, Carlos Alberto Pereira de Oliveira.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade