Luciano Oliveira - [email protected]

Parlamentaresopinaram sobre ações anunciadas pelo governaDOR

Deputados comentam mensagem anual do Executivo lida na sessão de abertura dos trabalhos legislativos

Parlamentares opinaram sobre ações anunciadas pelo governador 

Os deputados da 61ª Legislatura repercutiram nesta terça-feira, 6, a leitura da mensagem anual do Executivo Estadual pelo governador Robinson Faria (PSD), em solenidade na Assembleia Legislativa que marca oficialmente o retorno dos trabalhos legislativos ordinários. Ao final da sessão, os parlamentares comentaram as ações anunciadas pelo Governo do Estado para 2018.

Para o líder do Governo na Casa, deputado Dison Lisboa (PSD), a mensagem contextualizou a situação do Estado. “O governador mostrou de forma realista o quadro econômico do Estado, ressaltando a questão do déficit previdenciário, mas ao mesmo tempo, apontou os investimentos em áreas como Saúde, Segurança e Educação”, disse o parlamentar destacando o apelo do chefe do Executivo estadual no que se refere à união dos Poderes para salvar o Rio Grande do Norte.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) avalia a mensagem como uma prestação de contas. Para ela, apesar da crise, Robinson Faria não tem baixado a cabeça. “Esse espírito de otimismo é importante para enfrentar as dificuldades. O governador demonstrou que até o final de sua gestão, fará de tudo para superar os problemas do RN”, observou.

De acordo com o deputado Nélter Queiroz (MDB), a mensagem expôs as ações do Governo e disse que é preciso reconhecer que muitas obras importantes foram executadas. “A luta no momento é para que o Governo coloque em dia o salário dos servidores, repensando também o repasse aos Poderes. A áreas da Segurança Pública e dos Recursos Hídricos também são prioridades do Governo para esse ano”, comentou o parlamentar.

O deputado Tomba Farias (PSB) também demonstrou preocupação com o atraso no pagamento do funcionalismo público e disse que a mensagem reflete as ações do governador, as quais, em sua opinião, foram pouco divulgadas para a população. “O governador prestou contas de várias ações, mas a crise na Segurança, na Saúde e a falta de abastecimento não o ajuda a seguir em frente. Não vemos muita solução, por exemplo, para atualizar os salários dos servidores estaduais”.

Oposição ao Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Mineiro (PT) considerou a mensagem do Executivo longe da realidade do Estado. “É lamentável que no último ano de seu Governo, o governador não aponte soluções para a situação do RN. Isso mostra um desconhecimento da realidade do Rio Grande do Norte”, concluiu Mineiro.

Com opinião semelhante, o deputado Hermano Morais (MDB) lamentou a crise econômica do Estado e atribuiu a responsabilidade de alguns problemas enfrentados pelo RN à atual gestão. “Infelizmente o Rio Grande do Norte passa por um momento muito difícil, certamente pela crise econômica, mas também por problemas de gestão. Espero que nesse último ano, de forma mais consciente, o Governo possa melhorar o seu desempenho e assim amenizar o sofrimento do potiguar”, falou.

Para Larissa Rosado (PSB), a mensagem deveria focar nas metas do Governo para 2018. “Esperava que o governador trouxesse hoje as ações previstas para este ano, mas ele fez uma prestação de contas. Sabemos que teremos um ano de muitas discussões na Assembleia, especialmente sobre a Segurança Pública e o pacote fiscal e financeiro que o Governo enviou – o qual ainda há votações pendentes”.

Fotos: João Gilberto/ALRN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade