Luciano Oliveira - [email protected]

Souza defende busca de solução para hospital continuar funcionando

Deputado Souza defende diálogo para que Hospital Regional do Apodi siga funcionando

Souza defende busca de solução para hospital continuar funcionando

O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), esteve em Apodi na manhã desta quarta-feira, 19, para apoiar a população que foi às ruas protestar contra a possibilidade de fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, uma unidade que atende pacientes locais e de cidades vizinhas, com cerca de 30 anos de serviços prestados à saúde pública regional.

Em discurso, Souza defendeu o diálogo entre o município e o Governo do Estado para que o hospital siga funcionando.

O parlamentar entende que municipalização do hospital vai sobrecarregar a municipalidade. Paralelamente, a população terá precarização ainda maior dos serviços.

Segundo ele, “esse equipamento de saúde pública atende a vários municípios, é uma população de mais de 80 mil habitantes”.

O protesto que mobilizou diversos segmentos foi em resposta ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério do Trabalho e o Governo do Estado que prevê mudanças no sistema funcional de pelo menos 7 hospitais regionais, que podem se tornar Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS´s).

População foi às ruas contra possibilidade de fechamento do hospital

Embora o governo desconverse, dizendo que “em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de fechamento de qualquer unidade de serviço”, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) havia anunciado na semana passada, o fechamento das seguintes unidades regionais: Hospital Regional Professor Dr. Getúlio de Oliveira Sales, em Canguaretama; Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas; Hospital Regional de João Câmara; Hospital Regional Dr. Odilon Guedes, em Acari; Hospital Regional de São Paulo do Potengi; Hospital Regional de Angicos; e Hospital Regional de Apodi, que funcionariam como UPAS´s ou UBS´s.

Fotos: Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade