Luciano Oliveira - [email protected]

Concessionária realiza trabalho preventivo de lavagem da rede

Cosern inicia lavagem da rede nas cidades litorâneas para reforçar confiabilidade do sistema elétrico

Concessionária realiza trabalho preventivo de lavagem da rede na região 

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, iniciou na segunda quinzena de outubro e vai estender até dezembro um trabalho preventivo de lavagem da rede, equipamentos da distribuição e de subestações localizadas em municípios do litoral, especialmente na região da Costa Branca.

A ação faz parte do planejamento anual da concessionária e tem como objetivo minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis corrente de fuga dos isoladores, além de reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Nesta época do ano, por causa da ausência de chuvas, a rede elétrica e outros equipamentos da Cosern em cidades litorâneas sofrem de forma mais intensa com a ação da maresia, salinidade e poluição atmosférica. Até dezembro, serão realizadas lavagem em 12 subestações, 6.800 estruturas e 1.910 equipamentos em Natal, Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Macau e Guamaré.

Elas acontecem sem interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes e são feitas em três ciclos, respeitando um período de 20 dias entre eles. Nesses municípios litorâneos, além da lavagem da rede e dos equipamentos, a Cosern já realizou as seguintes manutenções preventivas desde o início do ano:

· Substituição de 341 postes;

· Substituição de 17,5 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (protegidos) na rede de baixa tensão;

· Troca de 3,36 quilômetros de cabos nus por cabos protegidos na rede de média tensão;

· Inspeção de 1.244 quilômetros de rede com uso de aparelhos de termovisão para medir a temperatura da rede de distribuição como forma de prevenir e evitar possíveis pontos quentes;

· Instalação de 05 chaves de manobras, que facilitam o remanejamento de cargas em caso de falta de energia;

Por fim, a Cosern lembra que a lavagem da rede elétrica é um procedimento que somente os técnicos da concessionária estão autorizados a fazer, utilizando um tipo de água especial e seguindo todos os procedimentos de segurança da concessionária, e reforça o alerta para que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Fotos: Divulgação/Cosern 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade