Luciano Oliveira - [email protected]

"João de Beguinho" é um que anunciou que não concorrerá a novo mandato (Foto: Jailton Rodrigues)

Corrida para a Câmara de Areia Branca aponta cenário favorável para atuais vereadores e de dificuldades para os novatos

"João de Beguinho" é um que anunciou que não concorrerá a novo mandato (Foto: Jailton Rodrigues)
“João de Beguinho” é um que anunciou que não concorrerá a novo mandato (Foto: Jailton Rodrigues)

Se as projeções se confirmarem, a taxa de renovação na Câmara Municipal de Areia Branca na eleição deste ano será praticamente a mesma de 2012. Ou seja, em torno de 50%, considerando que três vereadores da atual legislativa não estarão na disputa pela reeleição.

Os vereadores João Paulo Borja (PSB) e Sandro Góis (PV) são pré-candidatos a vice-prefeito nas chapas encabeçadas por Iraneide Rebouças (PSD) e Toninho Cunha (PHS), respectivamente. E João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PP), anunciou que não pleiteará novo mandato.

Com a “saída” desses três edis da disputa por vagas na próxima legislatura, o cenário se torna mais favorável para os outros 9 vereadores que vão concorrer à reeleição. Um aspecto positivo e animador também pra os novatos, que terão mais chances de galgarem êxito na corrida para o Legislativo.

Mas um fato chama a atenção na eleição proporcional. As mudanças processadas na Legislação Eleitoral e válidas a partir deste ano aumentaram as chances de sucesso dos detentores de mandato. Em detrimento daqueles que vão tentar se eleger vereador pela primeira vez.

Sandro Góis, que já foi prefeito interino no ano passado, é pré-candidato a vice-prefeito (Foto: Jailton Rodrigues)
Sandro Góis, que foi prefeito interino no ano passado, é pré-candidato a vice-prefeito (Foto: Jailton Rodrigues)

A redução da campanha de 90 para 45 dias, embora diminua custos, favorece quem já tem visibilidade. O candidato que busca o primeiro mandato terá poucos dias para se apresentar à população.

A proibição do financiamento privado de campanha, criada para equilibrar o jogo de forças e para desestimular a corrupção, acabará beneficiando também quem já é conhecido e não tem mais a necessidade de investir em propaganda.

Os ventos sopram a favor dos vereadores no exercício do mandato, que tiveram quatro anos para defender pleitos no plenário da Câmara e para conversar nas ruas. Já quem não tem mandato terá apenas 45 dias para se apresentar à população.

João Paulo Borja também é pré-candidato a vice-prefeito (Foto: Erivan Silva)
João Paulo Borja também é pré-candidato a vice-prefeito (Foto: Erivan Silva)

Embora seja fato que as dificuldades aumentaram para os novatos, os especialistas em avaliar campanhas eleitorais opinam que uma boa estratégia poderá reverter a situação a favor de quem tenta o primeiro mandato. Pessoas que fazem trabalho forte e permanente junto à comunidade terão boas chances. Outro conselho, é que os novatos usem as redes sociais, que serão decisivas nestas eleições.

Confira abaixo a relação dos 11 vereadores eleitos e reeleitos em 2012, em Areia Branca, com as respectivas votações.

Netinho Cunha (PP) 1.166  Votos
João de Beguinho (PP) 1.010
Sandro Góis (PV) 932
Aldo Dantas (PSDB) 889
Dijalma Souza (PCdoB) 760
Duarte Junior (PTN) 665
João Paulo Borja (PSB) 633
Antonio Carlos (PCdoB) 619
Tonho da Cohab (PDT) 556
Nazareno Lemos (PSB) 502
Alderi Batista (PMDB) 477

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade