Luciano Oliveira - [email protected]

Bióloga Lívia Liberato proferiu palestra para alunos da comunidade de Redonda

Complexo Fotovoltaico Floresta realiza ação de Educação Ambiental com foco na Educação Patrimonial

Bióloga Lívia Liberato proferiu palestra educativa para alunos da comunidade de Redonda

O Complexo Fotovoltaico Floresta, é o conjunto das usinas fotovoltaicas Floresta I, Floresta II e Floresta III, em operação desde dezembro de 2017, atualmente tem como suas principais atividades a manutenção de estruturas e painéis fotovoltaicos, e o cumprimento dos requisitos legais das licenças ambientais de operação, concedidas pelo órgão ambiental estadual, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

O Empreendimento através da consultoria ambiental Case Soluções Ambientais (CSA), realizou no mês de agosto de 2019 ações para os Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social nas comunidades de Redonda e Ponta do Mel.

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2019, foram ministradas palestras educativas com o tema “Educação Patrimonial” na Escola Municipal Santo Expedito na comunidade de Redonda e Escola Municipal Francisco de Borja, em Ponta do Mel. As atividades foram desenvolvidas no período vespertino e tiveram como principal finalidade despertar a conscientização dos jovens estudantes acerca da preservação e manutenção das estruturas públicas e dos patrimônios materiais e imateriais da comunidade, cidade e região onde vivem.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conceitua a educação patrimonial como: “os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. Considera-se, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio da participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural”.

 

O objetivo das atividades de educação ambiental serem trabalhadas nas escolas é utilizar os alunos como receptores-multiplicadores, que através do conhecimento adquirido no espaço escolar podem compartilhar esses conhecimentos com seus familiares, vizinhos e amigos fora do espaço da escola. Todas as vezes que as pessoas se reúnem para construir e dividir conhecimentos, investigar para conhecer melhor, entender e transformar a realidade que as cerca estão realizando uma ação educativa. Quando tudo isso é feito levando em conta algo relativo ao patrimônio cultural, então trata-se de Educação Patrimonial.

De 26 a 30 de setembro de 2019, haverá a divulgação por meio de notas gravadas para a rádio de informações relativas ao empreendimento, além da divulgação nos principais blogs da região que irão compor as ações de Comunicação para essa campanha.

As atividades de Educação Ambiental e Comunicação Social foram realizadas pela equipe técnica da Case Soluções Ambientais (CSA), a Bióloga Lívia Liberato Duarte dos Reis (responsável técnico ambiental da obra), e a Gestora Ambiental Wanda Melo Paes Barretto (responsável pelos programas de Comunicação Social e Educação Ambiental).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade