Luciano Oliveira - [email protected]

Sede da Codern, no bairro Ribeira, em Natal (Foto: Reprodução)

Codern faz chamamento público de três profissionais para compor o Comitê de Auditoria

Sede da Codern, no bairro Ribeira, em Natal (Foto: Reprodução)

A Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern) torna de conhecimento público o presente chamamento para selecionar três profissionais para compor seu Comitê de Auditoria Estatutário, instituído para cumprimento do artigo 9º, inciso III da Lei nº 13.303/2016.

A Codern esclarece que o Comitê de Auditoria é o órgão de suporte ao Conselho de Administração da Companhia no que se refere ao exercício de suas funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente, conforme as competências estabelecidas nos artigos 103 e seguintes do Estatuto Social da Codern, disponível no link: http://codern.com.br/wp-content/uploads/2016/09/ESTATUTO-SOCIAL-DA-CODERN-aprovado-pela-AGE-de-20.11.17-%C3%9Altimo.pdf

Veja aqui o edital completo

Baixe aqui a ficha de inscrição 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Nascimento Zatta
Fernando Nascimento Zatta
2 anos atrás

Prezados Srs., Membros do Colegiado do Conselho de Administração.
Eu, Zatta, Fernando, N., respeitosamente, venho solicitar se será aberto processo de chamamento público para contratação de membro do Comitê de auditoria Estatutário.
Possui mais de 30 anos de experiência executiva e atua em diversas posições como gestor adquirida na liderança de equipes de alta performance em diversas empresas de diversos segmentos. Participa de projetos envolvendo alianças estratégicas, gestão de recursos, troca de tecnologias, fusões e aquisições entre empresas nacionais e com empresas europeias, desenvolvimento de novos produtos e estruturação de novos negócios, entre outras.
Possui vivência para identificar competências chave, fatores de sucesso, e conduzir ações direcionadas para obtenção de resultados, crescimento exponencial e digitalização, tendo obtido relevantes e substanciais resultados estratégicos, operacionais e financeiros.
Experiência como membro especialista financeiro de Comitê de Auditoria Estatutário na CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – Audit Committee Financial Expert (ACFE) – conhecimento e experiência, acadêmico e profissional em contabilidade, auditoria, controladoria e gestão administrativo-financeira. Já tendo atuado como auditor independente e assessor do conselho fiscal em empresas do mesmo ramo – CASEMG – Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais e CEASA-ES – Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S/A.
Experiência como presidente e membro especialista financeiro de Comitê de Auditoria Estatutário na CODESA – Companhia Docas do Espírito Santo – Audit Committee Financial Expert (ACFE) – conhecimento e experiência acadêmicos e profissional em contabilidade, auditoria, controladoria e gestão administrativo-financeira, onde já havia atuado por mais de 14 anos como auditor independente, consultor e assessor do conselho fiscal.
Experiência como membro de Comitê de Auditoria especialista financeiro – Audit Committee Financial Expert (ACFE) – (Conselho Fiscal Turbinado) na área da saúde em hospital – Hospital Metropolitano S/A -, atual Meridional Serra, pertencente à Rede Meridional, onde já havia atuado por mais de 8 anos como auditor independente, consultor e assessor do conselho fiscal.
A experiência como Especialista Financeiro envolve conhecimento de assuntos de contabilidade societária tais como, princípios contábeis geralmente aceitos e das demonstrações financeiras; experiência na preparação, auditagem, análise e avaliação de demonstrações financeiras de acordo com o nível de abrangência e complexidade das empresas de segmentos de diversos setores; avaliação da aplicação dos princípios em relação às principais estimativas contábeis; formação educacional com conhecimentos de contabilidade societária necessários às atividades do Comitê de Auditoria, e conhecimento de controles internos e procedimentos de contabilidade societária.
Experiência como secretário de Comitê de Auditoria.
Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista pela CEAGESP-IBGC.
Aprimoramento em ferramentas de Governança Corporativa.
Experiência como membro de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, membro de comitê de auditoria pelo IBGC – Audit Committee Financial Expert (ACFE).
Conselheiro de Administração/C-Level – board member certificado pela HSM University com visão de estratégias de transformação digital e crescimento exponencial das organizações.
Conselheiro fiscal certificado pelo IBGC.
CEO, fundador e advisor da HMZ Consultoria de Negócios – Gestão e Resultado.
CEO e cofundador da HMZ Consulting Auditores e Consultores Associados.
Fundador da HMZ Educação.
Fundador da empresa Premium Consultoria Empresarial.
Fundador da Startup – Culturas de Trabalho e Habilidades Inovadoras – Programa de Mentoria para Startups e Scale-ups para desenvolvimento de culturas de trabalho e habilidades inovadoras, sobretudo, para pessoas negras pretas para ocuparem cargos de liderança que ajudam a alimentar uma cultura empresarial de alto propósito e crescimento exponencial.
Conselheiro de Administração e Mentor para Startups e Scale-ups na EuReciclo – GoToMarket vários canais/captação hardware/desenvolvimento liderança. Solução de logística reversa de embalagens e reciclagem.
Presidente da Diretoria Executiva no Instituto Movive, OSC que atua na promoção da cidadania e aos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos ODS no Espírito Santo, e em estratégias de relacionamento e impacto das empresas com a sociedade e meio ambiente – ESG.
Auditor Interno na Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN há 18 anos, em todas as áreas estratégicas e operacionais da Cia. A estrutura de Governança Corporativa, Gestão de riscos, Conformidade e integridade Corporativa, LGPD e Comitês Estatutários. Trabalhos especiais de analise e avaliação de recursos aplicados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Área responsável por verificar o cumprimento das legislações, políticas, normas e regulamentos, vinculada diretamente ao Conselho de Administração. Responsável também por avaliar a conformidade legal dos normativos e das leis aplicáveis às atividades da Cesan, fiscalizar serviços de auditoria independente contratada, acompanhar as providências adotadas pelas unidades auditadas e apurar irregularidades recebidas por meio do canal de denúncias e propor, quando necessário, instauração de Comissão de Inquérito.
Atuação em Comitês Estratégicos compostos por diretores, conselheiros e acionistas nas áreas administrativa, financeira e operacional.
Experiência como assessor de Conselhos de Administração, de Conselhos Fiscais, assessor de diretoria e procurador com poderes específicos de diversas empresas de grupos econômicos, do segmento têxtil, economia mista, estatal, autoridade portuária, área da saúde, transportes, desenvolvimento urbano, organizações sem fins lucrativos, concessionárias de veículos, construção civil e autopeças, educação.
Consultor em gestão de risco, compliance, auditoria interna, due diligences, em Control-self Assessment, em Risk Management Assurance (CRMA), controles internos, prevenção de fraudes e perdas, planos de continuidade, gestão de crise. Consultor em processo de compliance, integridade e consistência de controles internos e relatórios financeiros da SOX.
Estruturação e implementação de Comitê de Auditoria e estruturação e implantação de programas de gerenciamento de riscos.
Consultor na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados certificado pela Fundação Vanzolini.
Consultoria e implementação de estratégias de relacionamento e impacto das empresas com sociedade e questões de Governança Corporativa, Ambiental e Social – ESG. Incorporação de ESG no planejamento estratégico e ao compliance.
Consultoria alinhada à estratégia das organizações, planejamento e desdobramento das atividades na gestão e mapeamento das ações desenvolvidas em relação ao Desenvolvimento Sustentável – ODS.
O processo de relato da sustentabilidade e sua integração com os ODS e implementação do GRI e os ODS.
Experiência adquirida em organização da sociedade civil na área da cidadania e da saúde, congregando a sociedade, o setor produtivo e o governo, na construção e desenvolvimento de um ambiente com sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Leader Coaching Training, mentor e business coach certificado pelo IBC.
Experiência em gestão empresarial, corporate and family governance consultant, atuando em negócios e operações societárias, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios familiares.
Specialist business consultant e gestão de empresas familiares, governança, e planejamento sucessório, Family Office, consultoria para middle Market, consultoria de gestão econômica de empresas com foco em planejamento estratégico, planejamento financeiro, controle orçamentário, custos, preços e rentabilidade, concepção e implantação de sistemas de informações gerenciais, sistemas de custos, regulação contábil e tributária, alianças, parcerias, investimentos minoritários e joint ventures, estudos de viabilidade e diagnóstico econômico-financeiro, implantação de controladoria e centro de serviços compartilhados.
Atuação como consultor em estratégica internacional para empresas francesas, investidoras no Brasil com foco em estratégia de negócios, operações de M&A, para determinar direções para o negócio, entrada no mercado brasileiro, além do foco em operações e processos específicos.
Atuação em operações relevantes como abertura de capital, emissão de debêntures e reestruturação societária de empresas. Reorganização societária, transferência de controle acionário, acompanhamento de auditoria de due diligencie.
Experiência em comitês estratégicos, planejamento estratégico com competências específicas e obrigações de preparar orçamentos anuais, planos de negócios periódicos e demonstrações financeiras a serem auditadas, auditorias interna e independente púbica e privada, gestão de recursos e competências e foco na área societária.
Experiência em reestruturação, processos de desestatização, desinvestimento e privatização, reorganização e recuperação societária de empresas e transações corporativas e modelos de negócio.
Atuação em operações relevantes de M&A de empresas nacionais e entre empresas nacionais e empresas estrangeiras da área têxtil, de tecnologia da informação, área da saúde, agronegócio. Experiência e discussão de objetivos e estratégias do negócio, necessários para o desenvolvimento da transação, avaliação econômico-financeira, memorandos de informações e negociação, intermediação com investment banking advisory, auxílio na coordenação e organização das equipes envolvidas na transação, assessoria no processo de negociação como interlocutor da empresa nas negociações até a discussão de estratégia de fechamento da transação, incluindo assessoria na definição do valor, estrutura e forma de pagamento da transação.
Experiência em definição de estruturas de Governança Corporativa, depois do investimento aportado, elaboração de acordo de acionistas, estabelecido de conselho de administração, diretoria, em especial com a indicação de um diretor financeiro para a gestão dos negócios, com qualificações específicas e obrigações de preparar orçamentos, planos de negócios periódicos, demonstrações financeiras e estruturação de equipes de gestão.
Experiência relevante em operações de reestruturação e estruturação de plantas industriais, transferências de unidades industriais, arrendamentos mercantis operacionais de máquinas, plantas industriais, licenciamento de marcas e patentes, formalização de contratos de arrendamento e licenciamento, avaliação de acervos, verificação de haveres e avaliação de direitos e obrigações, gestão de operações e gestão de cadeia de suprimentos no Brasil e com o exterior.
Avaliação de ativos intangíveis como consultoria para valoração da marca – brand valuation, com objetivo, entre outros, avaliar a força e mensurar o papel e o valor da marca com o objetivo de conhecer a influência da marca no processo de decisão do consumidor (papel da marca), o desempenho da marca em diferentes dimensões (força da marca), a capacidade do negócio em gerar valor financeiro acima da expectativa de seus investidores (análise financeira) e utilização como ferramenta estratégica na composição de novos negócios.
Experiência em preparação de pareceres e laudos técnicos e periciais para ajuizamento ou defesa de ações judiciais, nas áreas de reorganização societária, avaliação de empresas – valuation, liquidação de sentenças, perícias financeiras, contábeis, fiscal, diligencias e perícias industriais, comerciais, trabalhistas, recuperação judicial e extrajudicial, de empresas públicas e privadas dos setores industrial, comercial, serviços, financeiro, para atendimento extrajudicial e judicial.
Professor em pós-graduação (MBA) – auditoria e perícia judicial e extrajudicial em várias universidades brasileiras.
Condução de processos de mediação em âmbito administrativo como conciliador e atuação avaliativa, para a resolução de conflitos. Experiência em contratos e processos judiciais nas áreas cível e societária.
Experiência em contratos de troca de tecnologia, incluindo transferência de tecnologia, Know-How e prestação de serviços e assistência técnica, com empresas italianas – Michele Solbiati Sasil SpA/Italy, The Company’s line of business includes manufacturing textile product.
Experiência em consultoria e assessoramento em serviços de implantação, organização, gerenciamento e administração com atividades desenvolvidas nas áreas de controladoria, custos, orçamento, contabilidade, fiscal, área financeira – contas a receber e contas a pagar, controle se bens e inventários de bens do ativo permanente patrimonial, elaboração das demonstrações financeiras, elaboração de relatórios especiais de atividades.
Possui extensa experiência profissional em diversas organizações industriais, comerciais, serviços e financeiras de diversos segmentos e na área de educação.
Seus clientes incluem organizações como, ArcelorMittal, Vega do Sul, Samarco Mineração, Grupo Águia Branca, Sol Coqueria, SunCoke Energy, Harco’s Multiserv, CST Arcelor, Petrobrás BR Distribuidora, Cesan – Companhia Espírito Santense de Saneamento, Codesa, Norsul Companhia de Navegação, Federação das Indústrias do Espírito Santo, Sesi, Senai, Coimex Capital, Casemg – Companhia de Armazéns, Ceturb – Companhia de Transportes Urbanos, CDV – Companhia de Desenvolvimento, Hospital Metropolitano, dentre outras empresas, nos setores administração governamental, alimentos e bebidas, autopeças, armazenagem, logística e cadeia de suprimentos, área da saúde, construção, consultoria de gerenciamento, contabilidade, gestão de investimentos, gestão de organização sem fins lucrativos, têxtil, siderurgia, mineração, petróleo e energia, transportes.
Sua educação continuada inclui programas de conselheiro de administração/C-Level – board member certificado pela HSM University (2021). Formação de Conselheiro com fluência digital e crescimento exponencial das organizações.
Conselheiro Fiscal – CCF certificado pelo IBGC, de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, de membro de Comitê de Auditoria pelo IBGC – Audit Committee Financial Expert (ACFE).
Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista pelo IBGC.
Compliance, governança e gestão de riscos pelo IBGC.
Prática na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, pela Fundação Vanzolini.
Leader Coaching Training, mentor e business coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching pelo IBC.
Pós-doutor em Controladoria e Finanças Empresariais com ênfase em Governança Corporativa, Governança Jurídica e Gestão de Empresas Familiares e Controladoria e Gestão em Serviços Contábeis de Empresas Familiares e Marketing, Governança e Empreendedorismo em Empresas Familiares.
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha, 1985, passou pela UFES, 1994, onde se especializou em Engenharia de Produção; em Ciências Contábeis pela FGV-RJ, 1996.
Mestre em Finanças e Mestre em Contabilidade Pela Fucape Business School, 2004.
Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela FGV-SP em 2013.
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2015.
Pós-doutorado em Administração, pela Universidade Metodista de São Paulo, 2017.
Pós-doutorado em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2019.
Zatta entende a educação como fator transformador da sociedade e vê o poder do conhecimento no topo da sua agenda. Professor de cursos de pós-graduação e de graduação em entidades como Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNISESCON – Universidade Corporativa do SESCON-SP, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação Instituto de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Faculdade DOCTUM, Universidade Vila Velha, Faculdade Batista de Vitória, Faculdade Cândido Mendes de Vitória, SENAC. Coordenador de curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Marataízes.
Professor e pesquisador registrado no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palestrante em eventos em entidades como Mackenzie, Metodista, UFES, Doctum, Faculdade São José, entidades de classe, e outras, nas áreas de auditoria, contabilidade, empresas familiares, governança e riscos, logística, empregabilidade, engenharia, SOX, fraudes, auditorias, due diligences, dos recursos e competências operacionais internos e interorganizacionais e na cadeia de suprimentos.
Parecerista técnico em contabilidade societária, contabilidade gerencial e auditoria.
Assessoramento acadêmico nas mais diversas áreas e implantação de periódicos.
Participação em estruturação de cursos, propostas e projetos políticos Pedagógicos de oferta de cursos de graduação e de especialização – mestrado e doutorado, para instituições como FCAM – Faculdade Cândido Mendes de Vitória, Faculdade de Marataízes, Universidade Federa do espirito Santo – UFES – Campus Vitória e Campus de São Mateus – UFES/CEUNES, FUCAPE, Universidade Vila Velha – UVV, FABAVI – Faculdade Batista de Vitória, e outras, compreendendo categorias que envolvem aspectos pedagógicos, recursos humanos e infra-estrutura.
Parecerista em contabilidade societária, gerencial e auditoria e atua como palestrante e membro de bancas examinadoras.
Autor de capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, como International Joint Conference, New Global Perspectives on Industrial Engineering and Management, Espanha, Social Responsibility Research Network (SRRNet), Portugal, International Scientific Conference Economic and Social Development – ESD, Portugal, Croácia, RAUSP Management Journal. Membro de Corpo Editorial e Conselhos de Revisão de Periódicos, como American Journal of Management Science and Engineering (AJMSE), Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE), Revista Eletrônica Produção & Engenharia, Brazilian Journal of Operations and Production Management (BJO&PM), Revista Desenvolvimento e Sustentabilidade, AJMSE – American Journal of Management Science and Engineering.
Participou como associado de entidades de classe como AUDIBRA – The Institute of Internal Auditors (IIA-USA), ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, SBFin – Sociedade Brasileira de Finanças, IBEF-ES – Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças. TIAG® (The International Accounting Group) is an international alliance of independent accounting firms.
Professor pesquisador com participação em bancas de graduação e pós-Graduação como membro em bancas de mestrado em Administração, Controladoria e Finanças Empresariais, Empresas Familiares, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção e membro de bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias III.
Experiência com trabalho voluntário com atuação como Presidente no Instituto Movive, uma organização da sociedade civil que atua na promoção da cidadania desde 1997, reunindo pessoas e ações para uma melhor qualidade de vida em Vila Velha, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na construção de um mundo melhor com sustentabilidade ambiental, social e econômica. E com atuação como consultor empresarial, organizacional, financeiro e contábil na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo.

publicidade