Luciano Oliveira - [email protected]

Clorisa (centro) integrou comitiva que foi a Brasília reivindicar benefícios para o setor salineiro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Clorisa participa em Brasília de encontro entre setor salineiro e presidente Michel Temer

Clorisa (centro) integrou comitiva que foi a Brasília reivindicar benefícios para setor salineiro 

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), recebeu na manhã de quarta-feira, 27, no Palácio do Planalto, comitiva formada por representantes do setor salineiro e da classe política potiguar. Durante a audiência, o grupo apresentou reivindicações ao chefe do Poder Executivo, como a restauração do Porto Ilha, incentivos fiscais que fortalecem o sal marinho brasileiro diante da concorrência com o sal chileno e ainda a publicação de decreto que reconheça a atividade de exploração salineira como de interesse social.

A vereadora do sal, Clorisa Linhares (PSDC), participou da audiência e destacou a importância da mobilização do setor salineiro diante dos problemas enfrentados pela categoria atualmente. “O encontro com Temer foi um dos encaminhamentos da audiência pública que nosso mandato promoveu em Grossos. Estamos muito felizes em constatar que a luta em defesa do sal potiguar tem ganho cada vez mais espaço. Quando há a união de forças, tudo fica mais fácil. Juntos, podemos muito mais”, pontuou a parlamentar.

Uma das maiores preocupações do setor salineiro hoje é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), que prevê, entre outros pontos, o recuo de áreas hoje ocupadas pelas salinas, o que, na prática, comprometeria a produção e traria consequências irreversíveis para a economia do Rio Grande do Norte. “Diante desse quadro, sugerimos alternativas ao TAC, como a criação de Estações Ambientais em áreas não salizinadas. A publicação de decreto presidencial, reconhecendo a exploração como de interesse social, também é uma reivindicação nossa”, concluiu Clorisa.

Em entrevista, Clorisa falou da sua luta em defesa do setor salineiro potiguar

Além da vereadora, participaram da audiência os deputados estaduais Larissa Rosado (PSB) e Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS); deputados federais Beto Rosado (PP), Walter Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PSDB); senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM); prefeito de Macau, Tulio Lemos (PSD), prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP); presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro (PMDB); vereadora Sandra Rosado (PSB); governador Robinson Faria (PSD), entre outras autoridades políticas e representantes do setor salineiro potiguar, como o presidente do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino do RN (Simorsal), Renato Fernandes.

Fotos: Marcos Corrêa/PR

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade