Luciano Oliveira - [email protected]

Beija-Flor usou história do Frankenstein para fazer crítica à desigualdade social no Brasil (Foto: Alexandre Durão/G1)

Beija-Flor é campeã do Carnaval carioca com enredo de extensa crítica à sociedade brasileira

Escola usou história do Frankenstein para fazer crítica à desigualdade social no Brasil (Foto: Alexandre Durão/G1)

A Beija-Flor de Nilópolis venceu o Carnaval carioca, desfilando no segundo dia do Grupo Especial, na Sapucaí, com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, do carnavalesco Cid Carvalho.

A escola aproveitou os 200 anos do romance “Frankenstein”, de Mary Shelley, para fazer um paralelo com as mazelas brasileiras. O enredo fez uma extensa crítica à sociedade brasileira, incluindo o campo político e a intolerância religiosa.

Neguinho da Beija-Flor lidera equipe de intérpretes da escola (Foto: Alexandre Durão/G1)

Alegorias falando sobre o excesso de impostos, desigualdade social, criminalidade e pobreza foram destaque. Um carro alegórico simbolizou ainda a corrupção na Petrobras, na classe política e entre empresários.

A violência também foi representada, com cenas de assalto, vítimas de balas perdidas e policiais feridos.

Havia ainda uma mesa representando um grande banquete, tendo homens com guardanapos na cabeça em volta, fazendo uma alusão às famosas fotos da “farra dos guardanapos”, na qual o ex-governador Sérgio Cabral reuniu empresários e secretários num jantar de luxo, em Paris.

Raíssa Oliveira é rainha de bateria da Beija-Flor (Foto: Marcos Serra Lima/G1)

A escola encerrou o desfile com uma mensagem de paz e de otimismo por um futuro melhor. No fim, o público invadiu à avenida e acompanhou a escola, cantando o samba-enredo e tomando toda a Sapucaí.

Voltarão ao sambódromo para o desfile das campeãs, no próximo sábado, 17, a Beija-Flor, a Paraíso de Tuiuti, que ficou com o segundo lugar, a Salgueiro, a Portela, a Mangueira e a Mocidade Independente de Padre Miguel.

As escolas Grande Rio e Império Serrano foram rebaixadas.

Com informações Jornal do Brasil / G1 Rio 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade