Luciano Oliveira - [email protected]

Apresentação da quadrilha Capelinha do Forró (BA) campeã do XVI Nordestão

Bahia conquista 1º título no Nordestão de Quadrilhas realizado na cidade de Mossoró

Apresentação da quadrilha Capelinha do Forró (BA) campeã do XVI Nordestão

Mossoró foi a capital junina do Nordeste no final de semana com a realização do XVI Concurso Nordestão de Quadrilhas, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ), na Arena Deodete Dias, no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco. O concurso teve início na noite deste sábado, 7, e se encerrou somente na madrugada desta segunda-feira, 9. Cada estado nordestino foi representando por um grupo junino, com exceção do Rio Grande do Norte, que por ser o estado sede, tinha direito a duas representatividades.

Na noite do sábado o concurso foi aberto com a Junina São João, a primeira do Rio Grande do Norte a se apresentar no concurso. A quadrilha misturou cultura nordestina e cultura árabe com o tema: “Realidade ou fantasia? O reino árabe no sertão de Maria”. A quadrilha, de Natal, impressionou pela coreografia, figurino e repertório. Em seguida a Paraíba fez a festa com a Junina Fogueirinha com a narrativa “Ser tão junino – Aquilo que meu olhar guardou pra você!”. Teve fogueira e até uma rainha que surgiu dentro de um balão.

Junina São João (RN) misturando costumes nordestinos com cultura árabe

A terceira quadrilha da noite foi a Junina Século XX, do Sergipe. A quadrilha possui 54 anos ininterruptos de atuação no mundo junino. É a quarta quadrilha junina mais antiga do Brasil. Na apresentação o grupo evidenciou a fé do vaqueiro. O Piauí foi o quinto estado a ser representado no Nordestão com a quadrilha Explosão Estrelar, com o tema: “É simples assim”. Foi a primeira vez que a quadrilha participou do concurso. A noite foi encerrada com o estado da Bahia e a quadrilha Capelinha do Forró. A proposta cênica dos baianos na apresentação agradou os espectadores que estavam na arquibancada da arena.

As apresentações foram retomadas na noite do domingo, 8, com a caçula do Nordestão. A quadrilha Santa Fé, de Alagoas, fez uma homenagem a música “Feira de Mangaio”, consagrada na voz de Clara Nunes. Para isso a junina alagoana trouxe uma verdadeira feira para a arena. Logo em seguida foi a vez do Maranhão com a quadrilha Flor do Mandacaru, com o tema “Uma alma velha habita em mim”. O Maranhão nunca venceu no Nordestão. Uma das favoritas ao título, Junina Lumiar, do Pernambuco, mostrou a fé em Santo Antônio na festa realizada na cidade pernambucana de Barbalha. A batalha de uma solteirona nas mais diversas simpatias em busca do casamento no foi esquecida.

Damas da Junina Lumiar (PE)

O Ceará, celeiro de grandes quadrilhas juninas, foi representado pela Junina Tradição. Os cearenses fizeram o espectador reviver as “budegas” que vendiam fiado no caderno de anotações. A noite foi encerrada com a segunda quadrilha do Rio Grande do Norte a se apresentar no Nordestão. A campeã do Concurso Interestadual de Quadrilha Estilizada do Mossoró Cidade Junina prestou uma homenagem a paraibana Elba Ramalho. A trajetória do ícone nordestino na música popular brasileira foi narrada no tema: “Seria um sonho se não fosse verdade, Elba Ramalho”.

Coração Nordestino (RN) homenageando Elba Ramalho

Mas os donos da festa em Mossoró foram os baianos. Capelinha do Forró foi a grande campeã do XVI Nordestão de Quadrilhas. O tema “Midas – um toque de ouro no São João” mostrou o rei da mitologia grega que transformava tudo em ouro. A quadrilha trocou de figurino no meio da apresentação e emocionou o público com o repertório e a interpretação do marcador e do casal de noivos da quadrilha. Foi a primeira vez que o estado da Bahia venceu o Nordestão. “Tantos anos de trabalho, de competição e na primeira vez que a Bahia vence no concurso foi justamente aqui em Mossoró. Muito obrigada pelo carinho. Nunca esqueceremos essa cidade que fez uma festa tão linda”, comemorou a noiva da Capelinha do Forró, Valdecy Luzia.

Casal de noivos da Capelinha do Forró (BA)

O resultado completo ficou da seguinte forma:

10º – Junina Século XX (SE)

9º – Flor do Mandacaru (MA)

8º – Explosão Estrelar (PI)

7º – Junina Fogueirinha (PB)

6º – Junina Tradição (CE)

5º – Santa Fé (AL)

4º – Coração Nordestino (RN)

3º – Junina São João (RN)

2º – Junina Lumiar (PE)

1º – Capelinha do Forró (BA)

Fotos: Divulgação/PMM

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade