Luciano Oliveira - [email protected]

Jogadores do Furacão comemoram a conquista do título (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Atlético-PR vence o Junior Barranquilla nos pênaltis e conquista o primeiro título internacional de sua história

Jogadores do Furacão comemoram a conquista do título (Foto: Reuters/Rodolfo Buhrer)

Foi sofrido demais, com muita tensão, dois pênaltis contra si nos dois jogos da final, mas o Atlético-PR superou tudo isso para conquistar o maior título de seus 94 anos de história. Na noite que virou a madrugada desta quinta-feira, 13, o Furacão voltou a empatar por 1 a 1 com o Junior Barranquilla na Arena da Baixada, com mais um gol de seu artilheiro Pablo, levou a melhor na disputa por pênaltis por 4 a 3, com Thiago Heleno convertendo o último, e se tornou o campeão da Copa Sul-Americana. De quebra, o time de Tiago Nunes carimbou a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2019!

O ano de 2018 terminou para o Atlético-PR, único dos grandes clubes brasileiros que ainda não estava de férias. Mas já está cheio de compromissos em 2019. Além do Campeonato Paranaense e da Libertadores no primeiro semestre, ainda terá a Recopa Sul-Americana, disputa entre os dois campeões da América do Sul. O Furacão receberá o River Plate, da Argentina, ganhador da Libertadores, no dia 20 de fevereiro, na Arena da Baixada. E no dia 6 de março, faz o jogo decisivo no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em partida com portões fechados devido à punição da Conmebol. Isso sem contar a Copa Suruga, entre o ganhador da Sul-Americana e o campeão do Japão, no segundo semestre.

Thiago Heleno fez o gol do título (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O Furacão foi para cima do Junior Barranquilla desde os primeiros minutos. Pressionou com Nikão, Renan Lodi, Cirino, Raphael Veiga… O gol parecia questão de tempo. Ou de Pablo. Quando o centroavante teve uma chance clara, não desperdiçou: tabelou com Veiga, que devolveu um bolão, e bateu na saída de Viera aos 25 minutos. Os colombianos tiveram que sair atrás do prejuízo, e se Santos não trabalhou no primeiro tempo, foi bastante exigido na etapa final. O time colombiano empatou com Téo Gutiérrez de cabeça, aos 12 minutos, e tomou conta do jogo a partir daí. Luis Díaz, Yony González e o próprio Téo tiveram várias chances de virar o placar. Pecaram na pontaria, até mesmo na marca da cal: Barrera perdeu um pênalti no segundo tempo da prorrogação. O Atlético-PR, que foi perdendo suas peças por lesões, como Pablo e Nikão, segurou até o fim, apostou suas fichas nos pênaltis e se deu bem: Renan Lodi perdeu o dele, mas Jonathan, Raphael Veiga, Bergson e Thiago Heleno converteram.

Pablo foi o goleador do Atlético-PR em 2018 com 18 gols (Foto: Divulgação / Conmebol)

Goleador do Atlético-PR em 2018 com 18 gols, Pablo foi decisivo para o título ao fazer os dois gols do Furacão nos dois jogos da final. O centroavante terminou também como artilheiro da Sul-Americana com cinco gols, empatado com Benedetti, do Deportivo Cali, da Colômbia. Com contrato até 2021, o atacante está valorizado e cobiçado no mercado. (Com informações Globo Esporte).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade