Luciano Oliveira - [email protected]

Cães vadios na calçada de uma residência na rua Cel Fausto, Centro (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca registra aumento considerável da população de animais de rua

Cães vadios na calçada de uma residência na rua Cel Fausto, Centro (Foto: Luciano Oliveira)
Cães vadios na calçada de uma residência na rua Cel. Fausto, Centro (Foto: Luciano Oliveira)

Apesar do apego das pessoas aos animais, há uma parcela que parece não ter nenhuma afeição aos bichos de estimação, como cães e gatos. Em Areia Branca nos últimos anos vem aumentando consideravelmente a população de animais de rua. Cães vadios perambulando pela cidade e gatos “fazendo a festa” nos telhados das residências são incômodos presentes no cotidiano da cidade.

A maioria desses animais que circulam pelas ruas é descartada pelos próprios donos. Muitos apresentam doenças e a convivência com as pessoas, nessas condições, aumenta o risco de enfermidades. Tem ainda, a dispersão de dejetos em vias públicas e o fato de contribuírem para acidentes de trânsito.

O vice-prefeito João Paulo Borja (PSB) quando exercia o mandato de vereador, levou o assunto para o plenário da Câmara Municipal de Areia Branca. Ele alertou as autoridades sanitárias sobre o aumento do número de animais nas ruas e como solução para o problema, o então vereador sugeriu que a prefeitura implantasse um programa de esterilização gratuita de animais domésticos.

Na época, o vereador justificou que o custo de esterilização era mais barato e muito mais eficiente do que o recolhimento dos animais.

Como nenhuma providência foi tomada e o problema persiste na cidade, espera-se que João Paulo, que nunca escondeu sua preocupação com a situação dos animais de rua, agora na condição de vice-prefeito, possa retomar a discussão junto ao Executivo municipal, no sentido de adotar medidas urgentes para controle da população de animais, principalmente a canina, que não para de crescer na cidade. E também na zona rural.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade