Luciano Oliveira - [email protected]

Calçadão recebe grande número de pessoas que praticam caminhada diariamente (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca precisa de mais espaços para a prática de atividades saudáveis e de lazer

Calçadão recebe grande número de pessoas que praticam caminhada diariamente  (Foto: Luciano Oliveira)
Calçadão recebe grande número de pessoas que praticam caminhada diariamente (Foto: Luciano Oliveira)

Praticar caminhadas regularmente faz muito bem à saúde. A medicina já comprovou que o exercício contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a autoestima. É também uma atividade que aproxima as pessoas, que podem aproveitar a ocasião para colocar o papo em dia.

Em Areia Branca a cada dia cresce o número de pessoas que estão aderindo às caminhadas saudáveis. No único local destinado à prática dessa atividade, a pista localizada às margens da BR-110, Km 1 do perímetro urbano da cidade, diariamente pessoas de todas as idades se encontram ali para cumprir o ritual.

Observa-se pela quantidade de pessoas que acorrem ao local nos horários matinal, vespertino e até noturno, a necessidade de mais espaços para os praticantes de caminhadas. Uma boa opção seria as praias mais próximas, como a de Upanema. Mas por conta da violência desenfreada e a falta de segurança nesses locais, a população tem receio de frequentar em determinados horários.

Apesar do seu porte, a cidade possui apenas dois espaços públicos para a prática de atividades saudáveis e de lazer. Além da pista de caminhada, existe uma academia ao ar livre no bairro Nossa Senhora dos Navegantes, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulino de Medeiros.

O calçadão com pista de caminhada adequada aos padrões exigidos, com barras e equipamentos para atividades físicas, nos moldes de uma academia de educação física ao ar livre, foi inaugurado em 2012 na gestão do ex-prefeito e hoje deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS). É denominado de Antônio Cássio de Medeiros, uma homenagem prestada pela prefeitura ao saudoso técnico em Turismo e ex-funcionário do município que faleceu em abril de 2007.

O correto seria o município manter no local, diário ou periodicamente, profissionais da saúde para orientar e prestar atendimento às pessoas que fazem caminhadas.

Academia da Saúde

Usuários da academia ar livre contavam com acompanhamento de profissionais da saúde (Foto: Reprodução)
Usuários da academia ar livre contavam com acompanhamento de profissionais da saúde (Foto: Reprodução)

A Academia da Saúde de Areia Branca foi instalada em 2014, na gestão da ex-prefeita Luana Bruno (PMDB). Mas somente na administração da ex-prefeita Lidiane Garcia (PMN) entre maio a dezembro de 2016 o equipamento começou a funcionar.

Com acompanhamento de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, os usuários da academia ao ar livre participavam de atividades de promoção e cuidados da saúde, com resultados positivos desde que iniciou as atividades.

A prefeitura disponibilizou uma equipe para desenvolver diversas atividades físicas no espaço onde os usuários eram orientados pelos profissionais da secretaria sobre exercícios que melhoram a qualidade de vida. Além da orientação nas atividades físicas, educativas e ações preventivas, a equipe também trabalhava a promoção da alimentação saudável.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade