Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca comemora sua emancipação política (Foto: Foto Center)

Areia Branca chega aos 90 anos de emancipação política conservando os traços de uma cidade urbanisticamente perfeita

Areia Branca comemora sua emancipação política (Foto: Foto Center)

Neste domingo, 22, o município de Areia Branca completa 90 anos de emancipação política. Como acontece ao longo dos anos, um dos pontos altos das festividades alusivas à data será o desfile cívico com participação das escolas das redes estadual, municipal e privada, além de outros órgãos e representações do governo municipal.

O desfile começa às 16h, com concentração das autoridades no patamar do Palacete Municipal. A prefeita Iraneide Rebouças (PSD) participará da festa cívica ao lado dos seus auxiliares e dos convidados.

O município salineiro foi criado pelo Decreto Estadual de 16 de fevereiro de 1892, numa Resolução da Junta Governativa, desmembrando de Mossoró, ocorrendo sua instalação em 31 de março do mesmo ano. Em 24 de outubro de 1927, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade, pela Lei 656.

O território da atual cidade e município integrava o território do antigo arraial de Santa Luzia de Mossoró, do qual veio a se desmembrar em 1892.

A paisagem das praias, seus acidentes litorâneos, hoje tão conhecidos, percorridos e anotados por sua população praieira, já eram apreciados e habitados pelos navegadores no período colonial.

Areia Branca é parte do litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte, onde se destacam diversos atrativos turísticos. O município possui vegetação rasteira, cortada em pontos distintos por incursões de filetes de água salgada que ao longe vislumbram um espetáculo de rara beleza: verdadeiras montanhas de sal marinho, o “ouro branco” abundante no solo areia-branquense.

O traçado urbanístico de Areia Branca é o de uma cidade planejada (Foto: Reprodução)

De geografia plana, a cidade apresenta um potencial turístico invejável. O município tem como base de sustentação econômica o extrativismo mineral (sal) e a produção petrolífera e de energia eólica e solar. A pesca também se destaca, assegurando um comércio bastante movimentado e uma economia aquecida.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o município conta hoje com pouco mais de 27 mil habitantes.

Festividades

Em comemoração ao aniversário da cidade, desde ontem, 21, a Prefeitura de Areia Branca vem desenvolvendo uma programação festiva com apresentações culturais e shows musicais na estrutura de palco montada no largo da Praça da Conceição.

As atividades neste domingo iniciam às 8h, com uma missa alusiva à data na Igreja Matriz. Além do desfile da emancipação, à noite haverá shows com bandas locais. Confira a programação deste domingo, feriado municipal, em comemoração aos 90 anos do município.

DOMINGO – 22/10

8h – Missa em Ação de Graças (Igreja Matriz)

16h – Desfile da Emancipação Política

Concentração: Rua Francisco Ferreira Souto

Palco (Noite)

21h – Show da banda Mega Bonde

23h – Show da banda A Mais Forrozeira

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade