Luciano Oliveira - [email protected]

Tartaruga foi resgatada em Fernando de Noronha em outubro de 2019 com ferimentos no casco — Foto: Projeto Cetáceos/Divulgação

Após cirurgia de reconstrução do casco, tartaruga resgatada em Fernando de Noronha é devolvida ao mar em Areia Branca

Tartaruga foi resgatada em Fernando de Noronha em outubro de 2019 (Foto: Projeto Cetáceos/Divulgação)

Uma tartaruga foi devolvida ao mar no Rio Grande do Norte na quarta-feira, 19, após 4 meses de tratamento que incluiu uma cirurgia de reparo de casco. O animal foi resgatado no dia 16 de outubro do ano passado na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, com lesões abertas no casco.

De acordo com a equipe do Projeto Cetáceos, é provável que o ferimento tenha sido causado em uma colisão com um barco. A tartaruga foi submetida a exames de sangue e radiografias e enviada para Centro de Reabilitação de Fauna Marinha (PCCB/Uern), na praia de Upanema, em Areia Branca.

O animal passou por um período de tratamento até alcançar condições clínicas de ser submetido à cirurgia. O procedimento aconteceu no dia 31 de outubro no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Hovet-Ufersa), em Mossoró.

Animal foi devolvido ao mar em Areia Branca, na quarta (Foto: Divulgação)

De acordo com a equipe responsável pela cirurgia, a área da lesão foi estabilizada com parafuso e fio de aço e revestido com resina para gerar uma impermeabilização da área, e assim evitar uma contaminação.

Na quarta, após o longo período de recuperação, a tartaruga foi devolvida ao mar na praia de Upanema, em Areia Branca. (Com informações G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade