Luciano Oliveira - [email protected]

Aldo disse que Jairo Josino era extrovertido, vivia de bem com a vida (Foto: Reprosdução)

Aldo Dantas requer Moção de Pesar para os familiares do ex-prefeito de Areia Branca, Jairo Josino

Aldo disse que Jairo Josino era extrovertido, vivia de bem com a vida (Foto: Reprodução)

Por iniciativa do vereador Aldo Dantas (PSDB), a Câmara Municipal de Areia Branca aprovou Moção de Apesar aos familiares do ex-prefeito do município, Jairo Josino de Medeiros, que faleceu em Natal, no sábado, 3, aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Unimed há cerca de um mês, onde se recuperava de uma cirurgia. Morreu de insuficiência cardíaca.

Aldo Dantas aproveitou seu pronunciamento para falar sobre a trajetória de Jairo Josino, que foi vereador e presidente da Câmara de Areia Branca, antes de assumir interinamente o comando administrativo do município.

Jairo Josino tinha um currículo extenso, pois além de prático de navegação, era poeta, escritor, executivo e jornalista. Cearense de batismo, depois de morar por muito tempo em Areia Branca se mudou para Natal, mas apesar residir na capital, ele nunca escondeu a paixão por Areia Branca.

Jairo traduziu sua ligação com Areia Branca no livro “Silhuetas do Tempo”. A obra é um resgate à história política de Areia Branca vivenciada também pelo autor.

Sinteticamente “Silhuetas do Tempo” é um livro de memórias contado por meio da própria vivência de Jairo. “Procurei os fatos marcantes do passado político e as grandes personalidades da história de Areia Branca. Além disso, trata-se de uma autobiografia, pois também faço parte da memória política da cidade”, explicou ele quando do lançamento do livro num evento concorrido na Câmara Municipal de Areia Branca, em janeiro de 2011.

Jairo Josino de Medeiros morreu em Natal, aos 82 anos de idade (Foto: Reprodução)

Nascido em Fortaleza (CE), em 1936, passou a residir em Areia Branca a partir de 1943, onde teve toda a sua formação intelectual e política. Filho de Miguel Josino da Costa e de Ana Medeiros Josino da Costa (Ana Paulino) herdou da mãe o amor pela política. Sua mãe foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Areia Branca. A partir dela, nasceu o seu interesse pela política.

Jairo Josino era o prático em atividade mais antigo do RN. O único no Brasil a ser prático em dois Portos (Areia Branca e Natal).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade